parceria

Laboratório do Husm poderá realizar exames de coronavírus para toda região

18.297

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) poderá realizar em breve exames para detectar o coronavírus. A novidade foi anunciada na tarde desta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann durante a transmissão ao vivo sobre Covid-19, que tem sido realizada diariamente. 

Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul

De acordo com a secretária, ontem foi realizada uma reunião com os prefeitos que integram a AM Centro para estabelecer a parceria. Por meio do laboratório do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), serão feitos exames RT-PCR para pacientes de toda a Região Central, o que deve agilizar o diagnóstico. Hoje, os exames na rede pública precisam ser encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na Capital. 

Ainda não há data para o laboratório começar os testes, mas Arita adiantou que agora só depende da assinatura do termo de cooperação entre a universidade e o Estado. 

Santa Maria já registra casos comunitários de coronavírus

Além disso, na última quinta-feira a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começou a realizar os primeiros exames para Covid-19. Na próxima semana, a Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) também deve começar a realizar os testes. Ainda há previsão de uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Número de casos confirmados de coronavírus chega a 20 em Santa Maria

VÍDEO+FOTOS: de avião, respiradores e EPIs comprados com doações chegam em Santa Maria Próximo

VÍDEO+FOTOS: de avião, respiradores e EPIs comprados com doações chegam em Santa Maria

Saúde